BEM VINDO AO NOSSO BLOG

quinta-feira, 12 de abril de 2012



Resgatando os valores e a motivação do cuidador.


O conceito de competência profissional refere-se ao conjunto de conhecimento, habilidade e atitude. No entanto, o requisito atitude é o que nos leva a obter os resultados e, consequentemente, o sucesso. Mas para isso, é preciso dia-a-dia resgatar os valores que tem nos motivado a buscar o nosso sucesso ou a nossa felicidade. Dentro dos valores podemos tomar como norteadores a bússola ou o relógio. O relógio representa os nossos compromissos financeiros, o trabalho e outras atividades que tem que serem cumpridas dentro do prazo. A bússola, por sua vez, representa aquilo que consideramos importante, que fortalecem as relações interpessoais, ou sobretudo, a maneira que conduzimos nossa vida. Nesse sentido, nossa missão (porquê e para quê existo) e nossos valores (princípios que regem a nossa vida e nossas escolhas) se integram para complementar a existência e nos motivar à busca a satisfação de nossas necessidades humanas, tais como:

  • Viver: saúde e bem-estar econômico;
  • Amar: relacionar e pertencer a um grupo;
  • Aprender: atualizar os conhecimentos continuamente;
  • Deixar um legado: fazer a diferença em alguém.

A motivação é o motivo para a ação; a razão para buscar algo que certamente está faltando ou que precisa melhorar em nossa existência. Cada papel que exercemos, exige de nós características e atitudes diferentes, e às vezes, ainda temos que sacrificar algum papel social em detrimento de sermos bons em outro.

Além disso, as pressões do dia-a-dia, muitas vezes nos afastam daquilo que realmente nos importa e nos faz felizes; por isso devemos resgatar os valores e redirecionar a nossa bússola para caminhos que nos levam ao sucesso e a auto-realização. Nossa atitude, determinará nossa altitude!.

* Dayani Xavier da Costa, Psicóloga CRP 06/89116, Atua na área organizacional com recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas e carreira. Ministra treinamentos e aulas referentes à Motivação, Carreira, Ética, Psicologia, entre outros temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário