BEM VINDO AO NOSSO BLOG

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Boa tarde amigos(as).
Encontramos na internet um artigo que julgamos muito importante e estamos divulgando aqui no blog. Vocês sabiam que o stress do cuidador pode levar à violência contra o idoso ? Não, então leiam o artigo, ele é esclarecedor.

Demência: estresse do cuidador é a principal causa de internação de idoso.

Quem já cuidou de algum parente com demência sabe que a doença provoca situações delicadas. Não é raro que pessoas com esse tipo de problema saiam para passear e não consigam voltar para casa; esqueçam acontecimentos recentes ou se tornem incapazes de realizar tarefas simples, como tomar banho e trocar de roupas. Contudo, a maioria das internações não é causada pela piora do quadro do paciente, mas pelo elevado estresse que atinge a pessoa responsável pelos cuidados. O peso do estresse da família na decisão de internar o idoso consta nos resultados de uma tese de doutorado defendida na UNIFESP. A enfermeira Ceres Eloah Ferreti, autora do trabalho, entrevistou 324 pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais, antes e depois da internação. Concluiu que uma série de fatores provocam o estresse, mas que ele pode ser evitado ou minimizado.
Segundo a pesquisadora, há uma seqüência de circunstâncias que influencia a relação paciente-cuidador. Inicialmente, ao receber o diagnóstico, a família tem esperança de que o paciente vai se recuperar. Conclui que não se sente preparada para cuidar do doente e acaba optando pela internação.
"O ideal é que o paciente fique junto à família, aos objetos que recordam sua história, que receba carinho e atenção", argumenta a enfermeira. Um dos objetivos de seu estudo foi justamente tentar evitar a internação indiscriminada dos doentes, uma vez que o contato familiar é fundamental no tratamento do transtorno, segundo ela.
Na opinião da enfermeira, a melhor maneira de minimizar o estresse das famílias e melhorar as condições de vida do paciente é oferecer a eles informações que ajudem a enfrentar a doença. Para isso, há diversas organizações de apoio como a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), onde existem as reuniões com profissionais voluntários e dispostos a ajudar. Há também o Programa de Educação em Demência da UNIFESP, entre outros grupos de ajuda.
Ceres também defende a idéia de que muitos problemas dos pacientes podem ser resolvidos se os parentes estiverem dispostos a lhes dar atenção. Problemas de saúde como infecções urinárias, desidratação ou a simples presença de um cuidador do sexo oposto, diz ela, podem gerar muito desconforto aos pacientes e provocar mudanças em seu comportamento.
Na avaliação do chefe do setor de Neurologia do Comportamento da UNIFESP e orientador do estudo Paulo Bertolucci, a melhor maneira de impedir a progressão do distúrbio é estabelecer uma rotina para o paciente e incentivar que ele faça o que ainda é capaz de fazer. "É muito mais fácil realizar pela pessoa do que estimular, mas incentivar a autonomia pode ajudar muito no tratamento da demência", diz o médico.
Fonte: UNIFESP
Publicado em: 25/10/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário